Quero contar pra você um pouco sobre 3 projetos de 3 amigas

Autor: Brunno Quaresma

Nessas últimas semanas eu pude prestigiar 3 projetos de 3 amigas. 
Eu sempre fico feliz e orgulhoso quando posso ter essa honra de acompanhar amigos fazendo o que amam.

Elas são:
"Eliza" Elizabete Viana - Teatro - "Agora Mesmo"
Paula Batalha - Cinema "Transcendência"
Carol "Pink" Santos - Projeto Missão no Paraguai

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
               


Então, contarei por ordem cronológica, ou seja, iniciando do que vi primeiro.
Primeiramente eu vi o ousado, importante e incrível projeto 
da minha amiga Eliza - A Elizabete Viana.
O seu projeto foi um Trabalho de Conclusão de Curso de TEATRO.
O título é "Agora Mesmo" e além da Eliza, o elenco foi composto por:
Crystopher
Rosangela
Kathleenn
Raissa
Marco Antonio 
Pedro 
Thainá
E dirigido por:
Alex Felix
Marcus di Bello

O trabalho foi planejado em um estilo bem diferente do convencional ao que estamos "acostumados" quando pensamos em peça de teatro.
De diferentes maneiras, situações, tons e intenções esse projeto aborda alguns dos diversos temas importantes da nossa sociedade, que vêm sendo cada vez mais abordados nos últimos tempos e que realmente merecem isso.




Preconceito, Discriminação e Intolerância aos "Diferentes"
Racismo
Xenofobia
Intolerância Religiosa
Homofobia

Além disso, o projeto tratou bem, fazendo uma boa crítica sobre os atuais tempos de ódio e agressões cibernéticas, as discussões online sem fim e a "segurança do anonimato".

Também citaram de diferentes formas diversos casos reais nacionais e internacionais. Ou seja, uma história de ficção baseada em um mundo de realidade, tornando o resultado uma obra muito mais real do que fictícia.

O tipo de linguagem é um tanto variado, às vezes nota-se uma linguagem jornalística como nos momentos de citações de casos reais e outras vezes temos uma linguagem mais dramática que nos remete novamente ao campo artístico, mas sempre direta, simples e até mesmo com seus momentos intensos, afiados e sem tantas censuras, entrando no campo da gíria, do obsceno e do agressivo.
Entendo e acredito que esse último campo às vezes é necessário ser adentrado para causar maior impacto e certos assuntos não se trata direito com limitações, mas em alguns casos é preciso saber muito bem como e quando fazer isso. Sinceramente não sei se foi o caso, mas quanto a isso preciso me abster de me posicionar.

Também gostei muito do trabalho sonoro e musical, com destaque para os sons das notícias jornalísticas. 

O trabalho é considerado uma peça documental / teatro documentário.
Por isso eu havia dito que é um trabalho em um estilo diferente do convencional ao que geralmente se está acostumado.
Portanto, um trabalho corajoso, diferente, intenso, crítico, com temas necessários e que tem tudo para poder ser usado como base para novos trabalhos para que possam dar "continuidade" aos ideais neste iniciados e apresentados.
 
O trabalho foi o Trabalho de Conclusão de Curso de uma turma do TESCOM em Santos.
Você pode conferir o site do TESCOM aqui:
http://www.estudiotescom.com.br/


  
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O segundo projeto que eu vi foi o da Paula - A Paula Batalha

E este também foi um Trabalho de Conclusão de Curso em CINEMA E AUDIOVISUAL!



O título é "Transcendência" e além da Paula Batalha na Direção de Arte, Desenho de Som, Mixagem de Som, Trilha Musical, o elenco foi composto por:
Atores
Alexandre Biondi
Cláudia London 
Dyego Bellamin 
Direção/Produção Executiva  
Felipe Pirillo A.B.C 
Roteiro Adaptado 
Selene Teijeira/Felipe Pirillo A.B.C 
Direção de Fotografia 
Selene Teijeira/Allan Montrezol 
Direção de Arte/Desenho de Som/Mixagem de Som/Trilha Musical 
Paula Batalha
Edição 
Caio Borges/Wlado Herzog
Coloração e Finalização 
Mariana Bazoli 
Arte e Still
Bruno Sobreira
Som Direto
Julio Galassi

O projeto foi uma adaptação em formato de Curta Metragem do Conto chamado "Os Sentidos" do autor Danny Marks.
O curta foi apresentado no MISS - Museu da Imagem e do Som de Santos.


Assim que assisti e compreendi o tema, achei muito bom, interessante e fiquei querendo consumir mais. Ficou o desejo por continuidade. Além disso a vontade por ler o conto "Os Sentidos".

O tema resumidamente é o que é chamado de Distopia e Desconstrução da Humanidade
A história se passa no tal futuro distópico e distante onde a Humanidade vive completamente diferente, pois criou uma máquina incrível chamada Grande Mão que é tão incrível que passou a ser como uma espécie de nova divindade da Humanidade, levando o mundo à uma Nova Ordem e fornece tudo que é "necessário" para os seres humanos daquele tempo sobreviverem, inclusive fazendo Criogenia Humana, ou seja, congelando seres humanos para fazer uma espécie de rotação, rodízio, entre os que estarão congelados e os descongelados, pois o planeta não suporta mais tantos humanos.


O curta no geral conseguiu passar bem esse tema interessante, embora o extremo foco no diálogo e os closes nos únicos dois personagens do diálogo conseguiu deixar monótono e cansativo depois de um certo tempo.

Esse foco no diálogo e interpretação remete ao foco interpretativo e teatral, mas acaba exigindo muito dos atores que foram muito bem, mas em um momento ou outro ocorre um exagero ou uma insuficiência.
A cena se passa em um templo maçônico da Nova Ordem da Grande Mão. Alguns elementos que remetem à religiosidade eram vistos no cenário, embora tenha sido um cenário pouco explorado devido ao grande foco no diálogo. É sempre difícil trabalhar com criação de novos conceitos como uma nova sociedade, uma nova espécie, uma nova religião, o que for. É preciso tentar pensar bem fora da caixa para evitar muitas repetições e clichês, conseguindo criar um conceito novo e criativo. Infelizmente os elementos religiosos vistos eram comuns e não apresentaram novidades.

  
O trabalho de trilha musical estava bom. Introduziram provavelmente os climas e tons desejados. 
Pessoalmente, eu diminuiria o tom de suspense e incluiria um coro/coral e assim como dito antes, cairia bem uma sonoridade nova e fora dos conceitos comuns, mas evidentemente que isso é extremamente trabalhoso.

 
E como eu havia dito, como um Trabalho de Conclusão de Curso e Ensino Superior estava presente uma banca examinadora. Gostei muito dos comentários, opiniões e avaliações deles, inclusive dessa forma acabaram me ajudaram bastante como profissionais para a minha própria análise e opinião, pois destacaram e expuseram ótimos pontos, abrindo ainda mais os olhos para uma opinião e análise mais completa. Parabéns à banca pela qualidade profissional e intelectual. 

Depois eu pude conferir o Conto "Os Sentidos" (de Danny Marks) que originou o "Transcendência". Adorei. Acho que captei uma ou duas peças que pareciam faltar. 

Ah! E aqui está o link para baixar 
o conto OS SENTIDOS (DANNY MARKS) (<<< é só clicar aqui) ! 
Recomendo que confira!! É curto e incrível!


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


E por fim, o incrível trabalho voluntário da Carol Santos, a nossa querida Carol Pink, ex-autora aqui do Revista Infinita!

Sim, desde 2014 ela tem ido e ficado por muito tempo no Paraguai fazendo trabalhos e projetos em incríveis com as pessoas e crianças carentes e necessitadas por lá!

Além disso a Carol anunciou uma novidade incrível que há uma grande possibilidade de no início do ano que vem ela ir para a África do Sul para prosseguir com sua missão! Ainda está a ser confirmado. Vamos torcer para que tudo dê certo! Parabéns, Carol!


  


Nesse dia, fui prestigiar a apresentação dela sobre todo esse trabalho feito. Além de ótimas considerações, comentários, reflexões e ainda por fim uma admirável análise da oração "Pai Nosso" destacando diversos pontos que possivelmente a maioria das pessoas que ora, não percebe ou não compreende.

E dou destaque a uma parte da análise que gostei bastante.
"Perdoai as nossas OfensasASSIM COMO nós Perdoamos aqueles que nos tem Ofendido"

Ou seja, é um pedido para que sejamos perdoados da mesma forma que nós perdoamos os nossos iguais. 
Sendo assim, como querer ser perdoado quando muitas vezes não se perdoa? Ou quando se perdoa "mais ou menos"? Sendo assim, quando se perdoa "mais ou menos", então é pedir para ser perdoado "mais ou menos".
Por isso, é preciso perdoar por completo, perdoar de coração completo.




    


Por fim, deixo aqui a página desse projeto Base de Misiones Paraguay que você pode conferir diversas fotos, videos, contato e informações!

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

É isso aí ! PARABÉNS a essas três mulheres, gente!!
Tudo de melhor sempre!

 Autor: Brunno Quaresma

Comentários