SHREK - O MUSICAL TYA (ANÁLISE)


Olá, Infiniteiros!

Hoje teremos uma análise do Teatro Musical chamado SHREK - O MUSICAL TYA.
Eu fui neste domingo (01 de outubro de 2017) assistir.
Se você quiser conferir, o musical estará acontecendo todos os domingos até o final deste mês (até 29 de outubro!). Mais informações no final do post!

Então, vamos lá!



Vamos começar com uma breve introdução técnica para nos deixarmos um pouquinho mais informados a respeito.

Existem três categorias/ramificações de musicais Shrek e elas são:
  • Shrek - O Musical BROADWAY
  • Shrek - O Musical JUNIOR
  • Shrek - O Musical TYA


O primeiro, o BROADWAY, é a versão "original", a versão completa, o teatro musical da Broadway, interpretado por adultos e que possui cerca de 2 horas de duração. Você pode conferir essa versão na Netflix, inclusive (em áudio original (inglês) e legendado).
O segundo, o JUNIOR é uma adaptação de 60 minutos que foi desenvolvido para artistas em idade de até ensino médio, ou seja, para apresentações escolares em escolas primárias e intermediárias. As músicas estão em tons e notas mais simples para que possam ser executadas pelas crianças e jovens mesmo com vozes mais amadoras.
O terceiro, o TYA (que significa Theatre for Young Andience, ou seja: Teatro para Jovens Audiências), é uma versão de 90 minutos do espetáculo que foi adaptado e desenvolvido para que seja atuado por adultos. Todas as músicas estão nos mesmos tons e notas que a versão completa do espetáculo.


Muito bem! Agora compreendemos um pouco melhor sobre os três modelos de musicais de Shrek! 

E sobre qual estaremos falando aqui neste post? Sim! Sobre o terceiro! O Musical TYA
(Se você está um pouco perdido com a pronúncia, por ser uma sigla de palavras em inglês, aqui vai uma "ajudinha", a pronúncia é algo como: "Ti Uai Ei"! Vai. Pronuncia você aí. Isso! Certinho! Haha)


AS DIFERENÇAS DO FILME E O TEATRO. 

UM ESPETÁCULO PARA TODOS. 

O ENREDO.


O Enredo no espetáculo é incrível. A Direção é de Alexandre Biondi.
Por um momento muitos podem pensar "Para quê assistirei a um história que já conheço? Eu já assisti ao filme!" ou "Para quê assistirei a um teatro para crianças?" É aí que mora o engano!
Primeiramente, é um espetáculo para todas as idades e não apenas para crianças, inclusive existem nele piadas que somente os adultos entenderão! 
Além disso a experiência do musical é totalmente nova com relação ao filme por diversos motivos que serão apresentados adiante. E um deles já é simples e claro: A animação (o filme) não é Musical. 
Vamos dizer, "com palavras simples", que a animação não é como "um filme musical da Disney" e o teatro musical já seria mais parecido com algo como "um filme musical da Disney".


MÚSICAS

As músicas foram originalmente compostas por David Lindsay-Abaire (texto e músicas) e Jeanine Tesori (músicas), 
foram brilhantemente adaptadas para essa versão Nacional pelo Guilherme Alvarez e a Direção Musical é do Guilherme Alvarez junto ao Igor Black, inclusive ambos fazem parte do elenco no palco!

Dentre as diversas músicas, tem música para cada momento da trama como músicas introdutórias, explicativas, divertidas, tristes, românticas e de encerramento.
É incrível o quanto canta esse elenco. E tudo Ao Vivo, Ao Vivão, haha, como diz o "poeta": Quem sabe, faz ao vivo! Ô loco, bicho!

Destaque para a técnica e as lindas notas altas das duas meninas do elenco.


PRODUÇÃO

Palco bem iluminado contando com boa técnica de iluminação, boa equalização e execução de som instrumental, efeitos sonoros, todos bem audíveis.
Destaque para a cabeça do Dragão e seu Efeito Especial! As crianças vão à loucura haha!




PERSONAGENS

Incríveis, incríveis personagens! Muito bem interpretados pelo elenco. Além disso há alguns personagens novos em comparação ao filme/animação e alguns já conhecidos são vistos de maneiras diferentes e muitíssimo divertidas (particularmente até mais interessantes e carismáticos).
Destaque para o carismático Lord Farquaad, o incrível Burro e a poderosa da Dragona - a dragão.
                            

COADJUVANTES BRILHANTES

Me dá sempre uma felicidade ao ver histórias e projetos que dão espaço e oportunidades para os Coadjuvantes ou Personagens Secundários brilharem também. Existem casos que eles consegue até brilhar mais que os principais. E tem muitos casos que eles servem como base/alicerce na trama né? Ou como ganchos entre situações, etc. Nesse espetáculo eu vi muitos coadjuvantes brilharem. Seja ajudando na narrativa da história, seja com boas piadas, boas expressões, etc. Parabéns!
Destaque para o Guarda, o Biscoito, a Bruxa Má e o Pinóquio.


REAÇÃO DO PÚBLICO


As crianças adoram. Os adultos se divertem. Os personagens no palco interagem diretamente com a plateia, fazendo perguntas, comentários, confissões. É bem interessante.
Além disso, em certos momentos alguns personagens se movimentam pela plateia. É bem dinâmico e as crianças ADORAM.


ELENCO DE ATORES:


Shrek - Felipe Pirillo
Fiona - Paula Batalha
Burro - Dyego Silva
Lord Farquaad - Renan Martiñá
Dragona/Bruxa Má/Mãe do Shrek - Gab Veneziani
Pinóquio - Igor Black
Guarda/Biscoito - Zehh Neto
Lobo Mau/Pai do Shrek - Guilherme Alvarez 
Carrasco - Rodrigo Gueiros


CONCLUSÃO / VEREDITO


Por fim, o veredito... qual será minha Opinião Final..."afinal"? 

Pois é! Só me resta deixar meus mais sinceros parabéns! Foi tudo muito mágico, bem pensado, bem criado, bem ensaiado e bem executado!
Não há muito mais a acrescentar, apenas minhas sinceras recomendações para você que ainda não conferiu, que vá conferir esse espetáculo!
Como eu disse no início, SHREK - O MUSICAL TYA estará todos os domingos do mês no Teatro UMC localizado na Av. Imperatriz Leopoldina, 550 (entrada pelo Boulevard Lateral do Frans Café) - Vila Leopoldina, São Paulo - SP (até 29 de outubro!).
Há boas possibilidades do espetáculo ir para outros estados, então se você não é de São Paulo, fique ligado aqui no Revista Infinita e na nossa page no facebook para ficar sabendo das novidades! A maioria das fotografias (as profissionais) foram tiradas por Vinicius Andrade Santos (aqui no flick dele tem muito mais!) e algumas minhas mesmo haha! Também não esqueçam de procurar pelos atores do elenco nas redes sociais!!



Galera, eu elaborei algumas ilustrações digitais e postagens de divulgação desse espetáculo e fui convidado para ir assistir. Com isso, eu pude ter toda essa incrível experiência e que inclusive me permitiu registrar os "bastidores" e o "por trás das cortinas" que foi muito divertido! Mas irei contar mais sobre essa minha experiência no post da semana que vem! 

Abraços Infinitos e até mais!!



Autor: Brunno Quaresma

Comentários