Nós fomos na BGS 2017 !!

Autor: Brunno Quaresma (participação de Ricardo Oliveira) 


Olá, Infiniteiros!! Mais um post especial aqui no Revista Infinita!

Como já viram no título: Nós fomos na BGS 2017! 
Sim. Eu e nosso querido Ricardo Oliveira (linkar) estivemos lá no domingo!
Inclusive, você já conhece o canal de games do Ricardo? É o Quest Comments (linkar)! Se você curte gameplays, vai lá dar uma olhada!


Pois bem, tudo começo em um belo dia em que o querido Ricardinho me chamou para irmos para a BGS 2017! Então compramos os ingressos super adiantado (como sempre faço haha para garantir um preço bem melhor no Lote 0 ou Lote 1) e finalmente chegou o domingo dia 15!


A Jornada para a BGS 2017 


Pra quem não sabe, somos da Baixada Santista (eu sou de Santos e ele é de São Vicente). De manhã partimos para São Paulo!
Detalhe: Pegamos "cerração" (nevoeiro, neblina), o que atrasou nossa chegada em cerca de 30 minutos.


Chegamos em São Paulo, no Jabaquara e pegamos o metrô para o Tietê, chegando lá... QUANTA GENTE! O desafio era encontrar o transporte gratuito para o Expo Center Norte que é o local que sediou o evento. Pedimos orientações para diversas pessoas, andamos para um lado e para o outro, subindo e descendo escadas... Até que finalmente "achamos"!

Ouvimos: "Ônibus pra BGS! Tá saindo! Tem lugar"

Aí reagimos positivamente! Ao nos aproximarmos


"Tem lugar! Pode entrar lá. Antes de subir paga para ele ali" e apontou para outro homem. Vimos o homem contando dinheiro... Como assim? Ele falou que era 3 reais. Mas e o transporte gratuito? Disseram que o transporte gratuito não estava saindo.
Ah, claro! Espertinhos!
Nós não entramos. Fomos andando mais pra frente e chegamos em uma esquina e encontramos o VERDADEIRO transporte para a BGS, o GRATUITO! UHU! Entramos no ônibus e nos acomodamos!
Ainda ganhei um vale coins de uma moça de uma empresa do evento, ela entrou no ônibus e distribuiu para quem estava com camisa de game ou de super-heroi, eu estava como a camisa do Spider-Man, então ganhei.


Ao finalmente chegar na BGS a primeira coisa que eu queria fazer era...? COMER! Nossa, eu estava com fome! Então sentamos em um cantinho e pegamos nossos lanches!



Análise Geral do Evento


Só fui no Domingo, não posso falar de como foi os outros dias, mas espera-se que Domingo, o dia de encerramento, seja um ótimo dia. Mas achei fraca a presença dos YouTubers, principalmente dos menores. 
Muitas empresas que não são de games, mas estavam lá como patrocinadores. Não que não exista isso (isso é normal! acontece), mas achei que esse ano o número estava maior. Me refiro a empresas realmente fora do eixo de games e tecnologia como livrarias, lojas e afins. Claro, todas estavam adaptadas em uma roupagem "gamer" com campanhas legais, seja com consoles para gameplay, design remodelado, brindes, promoções ou afins. E as empresas de comida (ou que tinham alguma possibilidade de relação com comida) mandaram bem também, por exemplo, estava muito contagiante o cheiro da pipoca e a venda do "macarrão instantâneo de copo" estava muito boa e com um bom preço. Mas ainda assim

Eu já esperava não conseguir jogar tanto quanto gostaria, mas apesar disso eu acredito que eu joguei mais do que eu esperava! Hahaha
Joguei Injustice 2 com o Ricardo.
Joguei um de corrida que não lembro o nome.
Joguei Shadow of War. Que jogão! Rodando lisinho em um PC, foi revigorante.
Mesmo anteriormente já tendo uma experiência um tanto lerda com o Shadow of Mordor no meu PC, eu curti o pouco que tinha jogado do game. Apesar do Shadow of War ter uma jogabilidade parecida, eu curti muito! Está aí um dos poucos "Action RPG" dos tempos atuais que curto (já que os RPGs de turno estão realmente mortos... #sad) junto com The Witcher 3 (não posso esquecer desse!). Pois não levo muito o jeito para os que são muito "estilo Dark Souls da vida"...

E também assim como o esperado, os jogos indie são bem mais acessíveis para se jogar, mas dessa vez eu joguei menos do que eu esperava!
Eu testei um Action RPG "estilo Dark Souls da vida" chamado Black Iris. Apesar do estilo, eu até que ache um tanto interessante, gostei do design da personagem e também das habilidades.

Ah! Eu também fiz duas partidas de Gartic! Gostei da área do Gartic Battle, não lembro dela do ano passado! A primeira partida joguei com Ricardo como participante para responder e tentar acertar os desenhos. 
Funcionava assim, tinham dois PCs (com webcam ativa) no centro para dois jogadores desenhistas, tinham 6 PCs (três de cada lado para cada desenhista) para as respostas e também tinha um locutor de microfone!
Foi bacana, enfrentei uma moça. Na tela enchamos uma "barra de energia" e ao clicarmos podíamos congelar o oponente para atrapalhar.
O duelo foi registrado em Live no canal oficial do Gartic. Você pode conferir clicando aqui.



E, claro! Tirei fotos com alguns cosplayers!

Ricardo também tirou!


Também tirei foto com a Nyvi Estephan, musa gamer
(mesmo de salto ela é baixinha mesmo! muito fofa!)


E teve foto com esse Spider-Man PERFEITO! Estava muito bem feito!!






Considerações do Ricardo Oliveira


Bem, estou escrevendo depois de tanto tempo, mas isso não importa, o que realmente vale a pena ser colocado aqui é minha experiência na BGS 2017. Mas já vou dizendo que falarei dela também comparando uma coisinha que colocarei mais para frente aqui.

Primeiro, a grande atração, na minha opinião, ficou por conta dos stands de games indie, pois foram os que mais eram acessíveis a nós mortais, muito por conta do fato do atraso que sofremos para chegar até o Expo Center Norte devido a motivos já mencionados pelo Brunno.

Não que não tivessem grandes marcas lá, mas estava praticamente impossível de aproveitá-las pela grande quantidade de gente. Nos indies foi diferente, haviam várias produtoras divulgando seu games em busca de sucesso.


Stand indie da The Duel Brasil


O que realmente me surpreendeu em relação a indie, foi o stand com o jogo The Duel, meu game online favorito, que foi criado pela Maiet no mercado internacional, descobri que a empresa indie, cujo nome é "The Duel Brasil", ou seja, comprou os direitos de utilização do jogo! Eu fiquei atônito com isso! E só digo uma coisa: boa sorte a vocês! Mesmo sendo um jogo "estraga teclado", é um game online que inaugurou um estilo novo de jogo que mistura MMORPG com elementos acrobáticos! Sucesso a vocês!

Amigos da internet

Para quem não sabe, eu fui na BGS em 2016 e tive a felicidade de encontrar com meu amigo do Youtube que também faz vídeos de Letsplay, o Khael. Mas esse ano conseguiu superar minhas expectativas com relação a isso, pois além do Khael, estavam também Miya e meu husbando, o Owen Glendower, ambos também Youtubers. Eu quase surtei, tive que ser "acalmado" pelo Brunno!


Depois do quase mini surto, conversamos bastante, falamos dos antigos letsplays do Owen, as atrações que tínhamos ido até naquela hora do evento e muito, mas muito mesmo, sobre RPG de Mesa (minha atual fixação). E meu Deus, como o Owen é divertido e inteligente, ele realmente sabe do que está falando, e ainda por cima descobri que ele também joga RPG de mesa e, pasmem, já jogou no mesmo sistema que estou agora, o 3D&T, eu deveria estar sonhando, não é possível.

Claro que o Khael, sabendo que sou fã do Owen, e sabendo também de "certas piadas" que fiz em algumas lives, usou de jogos psicológicos momentâneos para tirar sarro de mim, mas fazer o quê, se o Owen é meu "waifu".

E tem a Miya, namorada do Owen, que já conversei demais pela internet e, meu Deus do céu, como ela é fofinha, ela é a que mora mais longe, no Nordeste, isso, praticamente do outro lado do país! Descobri também que ela já jogou RPG de mesa. Então ficamos eu, Brunno, Owen e Miya conversando só sobre experiências desse universo, enquanto o Khael estava em um dos stands tentando finalizar Golden Axe.


   
Só queria que o encontro com eles tivesse mais tempo, pois os três tiveram de sair mais cedo, precisaram levar o Khael de volta para a rodoviária. Mas isso não tirou o fato de que aquele encontro por si só valeu a pena ir subir a serra.

O que não curti do evento


Agora vem a parte ruim, ou o que faltou. Como todo evento, sempre tem algo que não gostamos e que precisava ser melhorado. Mas claro que entra também a parte subjetiva, ou seja, a opinião pessoal.

Logo de cara, o que percebi, tanto como um profissional de Publicidade, quanto como um visitante do evento, como já mencionado pelo Brunno, foi a quantidade acima do normal de stands de marcas que realmente não tem nada a ver com games! Não vi motivo delas estarem ali, mesmo algumas dessas marcas serem patrocinadoras do evento.

Claro que minha mente publicitária entende o motivo, divulgação, muitas dessas marcas deram descontos em produtos, caso o visitante fizesse algo específico. Entretanto, ainda achei sem muito motivo realmente relevante o suficiente para estarem em um evento de games.

Outro motivo é a falta de Youtubers famosos que eu conhecia, mas isso é totalmente relativo para cada pessoa. Ano passado, lembro de estarem Gusang, Rik, Emisu, Jojorama e mais alguns, mas nessa edição não teve ninguém, fiquei um pouco decepcionado, mas nada que estragasse muito o brilho do que já tinha evidenciado no restante do evento.

Por último, foi a propaganda quase que massiva, desde o metrô até dentro do evento, de um certo jogo online (MMORPG). Concordo que, para um jogo desconhecido, propaganda é necessária, mas não da forma tão intensa que foi, pelo fato também de eu ser da opinião que, se um jogo realmente é bom, ele se vende sozinho. Mas, como faço com toda propaganda massiva que eu encontro, ignorei "bonitamente" (e o Brunno também, ainda mais somando o fato de ser MMORPG e ele detestar xD), então não sei muito sobre a gameplay do jogo em si. 



A BGS 2017, no geral, foi melhor que o ano passado, faltaram certos youtubers, mas continuaram com a área específica para vários indies, marcas sem relação com o tema do evento, mas outras marcas mandando bem, como a Buscapé, que trouxe o museu do videogame no stand dela. Enfim, como ingresso de meia entrada pago no primeiro lote, valeu a pena sim.




Despedida!


É isso aí pessoal! Brunno Quaresma de volta aqui!
Espero que tenham curtido o post!

Em breve teremos mais posts! Tem coisinhas vindo por aí! Fiquem ligados na página do facebook!

Abraços Infinitos!

Autor: Brunno Quaresma (participação de Ricardo Oliveira) 


Comentários