Homem-Aranha - De Volta Ao Lar (COM SPOILERS)

Autor: Brunno Quaresma
O Aranha está DE VOLTA AO LAR e, pelo visto, eu estou DE VOLTA AO BLOG, não é mesmo?
Olha só, heim, fazia um tempinho que eu não escrevia aq... epa. Faz um tempão! Senhor... 😓😰😝
Bom, perdão. Na verdade foi uma série de coisas, enfim, se eu ficar aqui explicando vai virar um post somente disso. E hoje o post é do ARANHA! MAIS UMA VEZ :D
Eu publiquei esse post esses dias, mas SEM SPOILERS.
Agora essa é a versão COM SPOILERS.

Então, se NÃO quer spoilers, confira ESSA VERSÃO [Homem-Aranha - De Volta Ao Lar (SEM SPOILERS)] 😉
Uau. Foi mágico matar a saudades do Aranha na telona. Foi incrível estar novamente assistindo meu super-heroi favorito junto com outras dezenas de pessoas!


HOMECOMING - Afinal, o Aranha voltou para QUAL LAR?


Homecoming ("Retorno para o lar") é uma referência ao Aranha estar "de volta para as mãos da Marvel" que é sua "casa natal", foi onde nasceu nos Comics (Histórias em Quadrinhos) e onde cresceu, viveu e vive muitas aventuras. PORÉM, contudo, entretanto, todavia... A SONY é a detentora dos direitos no Spidey nos CINEMAS, ou seja, todos os filmes longa-metragens que saíram nos cinemas anteriormente são da Sony. Como a Sony possivelmente está passando por certas dificuldades com as vendas e afins, digamos, em termos simples, que "a Sony pediu arrego para a Marvel", pediu uma mãozinha, uma ajudinha. Mas ela deixou claro: é TEMPORÁRIO. É um EMPRÉSTIMO e depois ela irá querer o Aranha de volta. Pois é... Você acha que ela iria largar o osso?


Peter Parker adolescente, colegial e com todo o gás!

Peter Parker é um garoto de 15 anos. Pode parecer estranho e diferente para quem acostumou com os filmes antigos em que até mesmo os atores não convenciam tanto que eram realmente novinhos, mas o Peter Parker "original" dos comics (HQs) é realmente um adolescente colegial.
Pois a Marvel fez questão de encontrar um ator realmente jovem para tal tarefa. Tom Holland é o mais novo Homem-Aranha e Peter Parker da história!


Assistindo o filme, é fácil perceber a empolgação e felicidade do menino Peter com relação a tudo isso que está acontecendo em sua vida em continuidade aos acontecimentos do filme Capitão América - Guerra Civil.

E agora nesse filme solo, podemos acompanhar isso "mais de perto", com Peter como protagonista. Então podemos vê-lo no colégio, interagindo com os colegas de classe e seu amigo nerd Ned que acaba descobrindo que Peter é o Homem-Aranha e depois de passar a surpresa, fica fazendo várias perguntas durante os dias na escola, querendo saber como ele ganhou os poderes, qual o alcance da sua teia, se ele pode convocar exércitos de aranhas e até mesmo se ele põe ovos... momentos cômicos! Ou seja, Ned acaba sendo bem presente e relativamente importante pra trama, seu jeito de ser e agir consegue arrancar algumas risadas.
Temos mais uma vez o Flash (não, desinformado, não é o Flash super-heroi, que é da DC e não da Marvel...é o Flash Thompson! O clássico bully do Parker), temos Michelle - uma nova personagem bem interessante e peculiar, com um estilo um tantinho punk, inteligente e observadora. E também temos Liz - é uma personagem que existe nos quadrinhos, e da
mesma forma é a linda garota colega de classe de Peter (gostei da interpretação dessa atriz, por sinal).
Tia May que está de aparência cada vez mais jovem nos filmes... eu me peguei falando no cinema para minha amiga "Nunca achei que fosse falar isso mas... Ai ai ai, Tia May...."


A exagerada presença do HOMEM DE FERRO

Algo que me deixou um pouco (pra não dizer muito!) incomodado foi a presença exagerada de Tony Stark, o Homem de Ferro, nesse filme e todo esse seu "apadrinhamento" no Peter Park.
Particularmente eu realmente não gosto do Homem de Ferro e não posso negar que isso está sendo algo difícil de engolir. Entenda, eu estou me referindo ao personagem dos cinemas, mas eu acho o ator Robert Downey Jr. um ator excelente!
Mas é sempre bom buscar uma análise que tenha menos envolvimento de gostos pessoais.
Confesso que a primeira vez que assisti eu fiquei realmente incomodado com as cenas com o Tony Stark, principalmente a cena que ele dá um sermão no Peter, fala para ele ficar quieto quando o adulto estiver falando e coisas assim, que pra mim foi "venenoso" ver o Homem de Ferro que tanto desgosto falar assim com o Homem Aranha que tanto amo, mas depois de assistir pela segunda vez, consegui estar mais mente aberta e deixar os sentimentos pessoais de lado e vou explicar por quê.



Certo, então, mesmo que você ainda ache minhas palavras "rancorosas" ou algo assim, acredite, estão bem mais suavizadas.
O fato é que: O Homem-Aranha NÃO precisa de ninguém para nada. Ele NÃO precisa de uniformes tecnológicos e autorizações oficiais de outros super-herois para ser o Homem-Aranha. Ele nunca precisou. Ele possui super-poderes, possui genialidade para construir sua própria teia e criar seus próprios upgrades.
         
Cena de Os Vingadores - New York sendo atacada

Mas eu entendo, o Aranha sofre a desvantagem de estar entrando em um universo já estabelecido da Marvel (porque pertence à Sony...) e não teria sentido algum eles afirmarem que o Aranha já existia e não fez nada enquanto Manhattan estava sendo invadida no filme Os Vingadores
Portanto, entrando agora, com o empréstimo da Sony, a Marvel precisou encaixá-lo de uma forma coerente. Então um Peter Parker que está começando a ganhar seus poderes foi uma boa maneira. Então esse é um Peter jovem e fã dos Vingadores. 
    

Parece contraditório o Homem-Aranha, o heroi mascarado, estar do lado dos que assinaram um documento (Tratado de Sokovia) que apoia a revelação da sua identidade para o governo, mas se ele ficasse do outro lado, seria um foragido e, como poderia ter um filme solo tranquilamente agora? E ainda assim, na verdade ele nem assinou o documento, então é como se estivesse sendo considerado um café com leite.
Tudo isso parece rebaixador e humilhante demais para um grande fã do Aranha que não quer ver os outros "passando a mãozinha na cabeça" dele, mas dentro da situação que hoje se encontra o Universo Cinematográfico da Marvel, acabou sendo uma espécie de opção muito bem bolada, apesar de tudo.

Então, relevando esses momentos que parecem um tanto humilhantes, as coisas tem sentido e tudo tem um certo porquê por trás.
Essas duas eu Fotografei no cinema
    
Embora eu reforce, e eu juro que estou sendo racional (vi outras pessoas e amigos que não são fãs comentando também): Exageraram com a presença do Homem de Ferro!
O que provavelmente tem o fator marketing por trás... É evidente que a popularidade do Homem de Ferro é absurda e nada melhor que um super-herói de popularidade absurda do Universo Cinematográfico da Marvel, dar um apoio ao Homem-Aranha, sendo assim, a representação fictícia da Marvel ajudando a Sony.

O HOMEM DE FERRO ESTAVA O TEMPO TODO CIENTE DOS FATOS?? 


Bom, esse é o post COM SPOILERS então depois não me venha reclamar se só descobriu isso agora! De qualquer forma, eu ainda estou reforçando isso aqui...

Se NÃO quer spoilers, confira ESSA VERSÃO [Homem-Aranha - De Volta Ao Lar (SEM SPOILERS)] 

Possivelmente aqui entra um pouco de teorias... teorizar, pois são coisas que não foram evidenciadas no filme.
O que quero dizer é: Aparentemente o Tony Stark estava o tempo todo consciente dos passos do Peter. Principalmente enquanto ele possuía o uniforme tecnológico, pois vamos pensar um pouco... O Tony Stark CRIOU aquele uniforme... colocou centenas de funções de teia, modos de combate, modo interrogatório, comunicador, assistente pessoal... Será mesmo que ele não tinha como rastrear a localização do uniforme e ter acesso à visão e áudio do Peter? 

Por que será que quando o Peter cai do céu de para-quedas no rio a armadura do Tony aparece para ajudar?
Por que será que, conforme Stark depois diz, o FBI já tinha sido enviado para o navio? Pois o próprio Stark enviou eles lá para investigar a situação que Peter tentou informar pelo Happy. Mas será que Happy repassou mesmo as mensagens ou o Stark ficou sabendo de outra forma?
Por que será que bem na cena do navio, no momento que a Tia May liga para o Peter, ele consegue não atender, mas logo em seguida o Tony Stark liga pra ele e ele NÃO CONSEGUE EVITAR O ATENDIMENTO... foi meio que automático. Ou seja, Tony Stark FEZ com que Peter atendesse.
Por que será que o filme deixou claro que o uniforme grava tudo que Peter faz?

O ponto é: Aparentemente, Tony Stark tinha acesso à todo o uniforme do Peter Parker de longe e estava ciente de tudo.

Como ele mesmo diz no filme, Stark estava colocando confiança nele, pois viu potencial no jovem garoto. Isso remete ao passado de Tony, sua infância, em que não teve confiança e apoio do pai, sendo tratado como uma criança qualquer. Entretanto, não colocar Peter para enfrentar perigos de "primeira classe" remete ao medo de ser imprudente e causar a morte do garoto, pois após o filme Capitão América: Guerra Civil, Tony Stark ficou mais comovido e com consciência pesada a respeito da vida dos outros, principalmente após a cena com a mãe do garoto morto...

Referências e Sacadas Incríveis!

Referências Sutis, mas quem é fã se sentiu acariciado! 
Coisas que nunca imaginávamos que veríamos nos cinemas, no "realístico", mas que eram marcas características do Aranha nos quadrinhos e que a Marvel conseguiu nos presentear e nos vislumbrar...
  • Olhos com Movimento. Cara! O que são aqueles olhos??? Simplesmente NOTA 10 ! É lindo de se ver e eu fico apaixonado toda vez que vejo! É lindo DEMAIS! Os olhos são expressão! E isso ele estava perdendo demais nos filmes anteriores. Piscadinhas, olhos apertadinhos, olhos arregalados, entre outros... Um dos bons motivos do uniforme tecnológico. Apaixonante!
  • Sovaquinho de Teiaaaaa! Sim! Sim! O que foi? É sério! Pra quem não sabe, no uniforme original do Aranha nos quadrinhos, ele possui o que chamo de sovaquinho de teia e com isso ele
    consegui planar por alguns segundos! Isso foi inserido também no uniforme tecnológico e foi incrível! Muito bem utilizado por sinal! Ou seja, reforçando, o Homem-Aranha NÃO é Uniforme, nem Tecnologia nem Trabalhar em Equipe. Então o que mais apoio nesse uniforme são os Olhos com Movimento e Sovaquinho de Teia, pois são coisas pequenas e, no caso dos olhos, são apenas visuais. Os olhos seriam meio surreais de se ter sem a tecnologia e o sovaquinho de teia aparecendo a todo momento não seria esteticamente muito agradável. O trailer 2 e trailer 3 mostram o Aranha utilizando essa função. Foi uma manobra muito linda de se ver! Arriscada e heroica!
  • Escapar das minhas mãos? De novo NÃO! Tem uma cena que o Aranha salva uma garota que iria cair de uma grande altura. Aquilo pareceu uma boa referência à cena da Gwen caindo no final do filme O Espetacular Homem Aranha 2 - A Ameaça de Electro.
  • MJ...?! Existe uma referência à Mary Jane também. Uma homenagem. Pois no final, Michelle diz que a chamam de MJ.
  • Flashback com origem dos poderes e morte do Tio Ben de novo?? HOJE NÃO! Exatamente. Muitos torceram a cara por causa de mais um filme do Aranha e falavam "Ah, não. Terei que ver ele sendo picado por uma aranha e o Tio Ben morrendo MAIS UMA VEZ...". Negativo, amigos. Esse filme não mostra nada disso. Os poderes,
    para não deixar em branco, o Peter responde para Ned que foi picado por uma aranha e quanto ao tio Ben, ele nem é mencionado.
    Mas claro que isso aconteceu. Quem for atencioso vai pegar detalhes sutis em que se percebe que Peter se preocupa muito com sua tia May falando coisas como que precisa protegê-la de qualquer coisa "... ainda mais depois de tudo que ela passou" ou em uma cena que ele vê o Abutre prestes a morrer e brevemente pode-se perceber Peter levemente emocionado e com um rosto de que se passou alguma cena em sua mente, ou seja, pra quem for atencioso, perceberá que ele lembrou de seu tio e que não quer que mais ninguém morra por "sua culpa".
  • Que virada!!! A revelação de que o Abutre é na verdade o pai da Liz, mais para o final do filme, é sensacional! Ótima sacada! Deixa todos boquiabertos, pois ninguém esperava por essa e ainda cria uma situações cômicas ótimas! Achei incrível!
  • Uniforme Caseiro! Eu gostei de ver o Aranha usando esse uniforme! No filme podemos ver cenas importantes dele sendo utilizado! Gostei disso! Isso ajudou a reforçar o que eu digo "O Aranha não precisa daquela tecnologia toda!"




Um filme de pé no chão, um Vilão na medida certa e
o Amigão da Vizinhança sendo quem é!

Olha lá! Esse é o Aranha DE RAIZ! Ajudando o povo, cuidado de coisas do bairro! 😉
Eu gostei do filme mostrar a realidade pé no chão do Aranha. Pois o Aranha é muito isso, um vigilante nas ruas de New York, o cara que atrapalha criminosos, o cara que ajuda as pessoas, o cara que deixa os bandidos presos em teias facilitando o trabalho da polícia, o cara que muitas vezes é injustiçado e tratado como uma ameaça pela polícia e, claro, o Amigão da Vizinhança!

O próprio filme é pé no chão e sincero. Ele, de forma geral, segue o "esperado" em "três atos". Introdução, Derrota e Superação.
E com um Vilão "na medida", na medida certa, pois a Marvel mostrou que não precisa de um vilão extremamente poderoso e "apelão" para se fazer um bom filme. O Abutre foi muito bem interpretado e cumpriu sua função muito bem.
Além de ter sido uma ótima escolher, por ser o primeiro vilão do Aranha nos quadrinhos, ele foi adaptado de forma muito eficiente. É um vilão coerente, tem uma história de injustiça (ser injustiçado) e revolta (com os ricos e superiores), o que o levou a agir no submundo e mercado negro com os objetos alienígenas que acabou adquirindo.
Não é o tipo de vilão "Eu quero dominar o mundo". Na verdade ele foge e se esconde da atenção dos Vingadores e afins, mas o Aranha acabou entrando em seu caminho, o que fez ele "precisar" se resolver com o Teioso.



Por fim, é isso. 
Finalizo reforçando: O Homem-Aranha não precisa de nada nem de ninguém.
Ele mesmo diz nos quadrinhos que ele não trabalha muito bem em equipe (não que já não tenha trabalhado com os Vingadores, Quarteto Fantástico, etc. mas em situações temporárias).


O Homem-Aranha precisa apenas de suas teias, seus poderes, sua inteligência, sua índole e as pessoas que ama.
Mas como disse, eu entendo que adaptações foram necessárias. Além do que acredito que nos próximos filmes provavelmente não teremos tantas intervenções tecnológicas e de "padrinhos" e tudo isso que falei ficará mais presente.


Obrigado pela leitura!

Espero conseguir trazer mais coisas aqui para o blog. 
Abraços Infinitos!

Autor: Brunno Quaresma

Comentários