Futebol nos Games #05 - Dominação
Autor: Ricardo Oliveira
Grandioso
FIFA, dando continuidade para a série que se tornou famosa no 64 bits, foi
desenvolvido pela Eletronic Arts (ou EA para os que gostam de siglas), possuía
um motor gráfico novo para a série, e isso fez com que alguns dos times
tivessem jogadores com rostos idênticos aos da época, além de coisas que deram
um charme ao game, como a sombra do jogador, as preparações deles antes de cada
partida, jogabilidade bem melhor que os antecessores (mesmo eu não me
acostumando muito com a trajetória da bola e algumas jogadas, acho um pouco
rápida demais) e menu dentro da partida bem fácil de entender. Esse game também
possuía capacidade de jogar em servidores na internet, mas somente na versão
lançada para PC
Chamado
de Winning Eleven 7 no Japão e desenvolvido pela Konami, é concorrente direto
do FIFA, seguindo a mesma linha de chegar ao novo console até então com uma
engine nova. A qualidade gráfica é bem parecida com a do FIFA, mas vence devido
a ter uma quantidade alta de jogadores licenciados e a maioria terem rostos
parecidos com a realidade (o que não significa que os clubes eram). A
jogabilidade também é idêntica, inclusive na velocidade um pouco rápida dos
jogadores (apesar da velocidade da bola ser quase ideal para uma partida real),
mas não há uma interação muito boa com o "torcedor", como em
comemorações por exemplo (achei meio mal feita). No total são 57 seleções e
62clubes (sendo 56 não licenciados)
Pertencendo
à mesma série FIFA da Eletronic Arts comentada antes, só que dessa vez é o
futebol de rua, e com isso muda algumas regras, como o número de jogadores em
cada equipe, sendo 4 na linha e 1 no gol, além das faltas não existirem, o que
não implica em menos divertimento, aliás, para os fominhas é um prato cheio,
pois diferentemente do FIFA, as jogadas individuais tem vez aqui, tem estrelas
do futebol tradicional da época e alguns campos bem legais (incluindo um no Rio
de Janeiro). Caso queira um real desafio, jogue com um amigo, pois contra a
máquina é fácil demais de vencer (um dos poucos pontos negativos, mas bem
importante para quem joga sozinho), mais uma coisa, não há muitos jogadores
conhecidos, mas os que estão no game cumprem seu papel
Agora
imagina você, fã de games de futebol ou da série Mario, o que pensa quando
esses dois "estilos" se juntam e dá em Strikers? Desenvolvido pela
Next Level Games, é um Mario de futebol de fato, mas é mais para a galerinha
dos games casuais. Há poderes normais (semelhante aos da série Mario Kart) e
também tem os especiais chamados de "Super Strike" de cada personagem
que torna o game bem frenético (sim casual e frenético na mesma descrição XD),
além disso, não tem muitas regras a serem seguidas, é pegar e jogar (digo
apertar freneticamente no botão de chute) batendo em todos os inimigos, pois
não há juíz. É aquela coisa que falei bem de leve no post da era 16 bits, você
joga mais pela experiência de ter uma série se aventurando em um tipo de jogo
totalmente diferente
Autor: Ricardo Oliveira
Olá galerinha do mal maligno,
tudo na santa paz na vida de vocês? Espero que sim =)
Então,
esse é o último episódio da série do futebol no mundo dos games, procurei
tratar um pouco sobre os principais (e também os que achei que deveriam
constar) games do gênero, passamos pela era do Atari, o Nintendinho, o saudoso Super Nintendo e Mega Drive, além do Playstation, agora vamos a era 128 bits,
bem, vamos lá!
FIFA 2001: Major League Soccer (2000 - Playstation 2)
Grandioso
FIFA, dando continuidade para a série que se tornou famosa no 64 bits, foi
desenvolvido pela Eletronic Arts (ou EA para os que gostam de siglas), possuía
um motor gráfico novo para a série, e isso fez com que alguns dos times
tivessem jogadores com rostos idênticos aos da época, além de coisas que deram
um charme ao game, como a sombra do jogador, as preparações deles antes de cada
partida, jogabilidade bem melhor que os antecessores (mesmo eu não me
acostumando muito com a trajetória da bola e algumas jogadas, acho um pouco
rápida demais) e menu dentro da partida bem fácil de entender. Esse game também
possuía capacidade de jogar em servidores na internet, mas somente na versão
lançada para PC
Pro
Evolution Soccer 3 (2003 - Playstation 2)
Chamado
de Winning Eleven 7 no Japão e desenvolvido pela Konami, é concorrente direto
do FIFA, seguindo a mesma linha de chegar ao novo console até então com uma
engine nova. A qualidade gráfica é bem parecida com a do FIFA, mas vence devido
a ter uma quantidade alta de jogadores licenciados e a maioria terem rostos
parecidos com a realidade (o que não significa que os clubes eram). A
jogabilidade também é idêntica, inclusive na velocidade um pouco rápida dos
jogadores (apesar da velocidade da bola ser quase ideal para uma partida real),
mas não há uma interação muito boa com o "torcedor", como em
comemorações por exemplo (achei meio mal feita). No total são 57 seleções e
62clubes (sendo 56 não licenciados)
FIFA
Street (2005 - Playstation 2)
Pertencendo
à mesma série FIFA da Eletronic Arts comentada antes, só que dessa vez é o
futebol de rua, e com isso muda algumas regras, como o número de jogadores em
cada equipe, sendo 4 na linha e 1 no gol, além das faltas não existirem, o que
não implica em menos divertimento, aliás, para os fominhas é um prato cheio,
pois diferentemente do FIFA, as jogadas individuais tem vez aqui, tem estrelas
do futebol tradicional da época e alguns campos bem legais (incluindo um no Rio
de Janeiro). Caso queira um real desafio, jogue com um amigo, pois contra a
máquina é fácil demais de vencer (um dos poucos pontos negativos, mas bem
importante para quem joga sozinho), mais uma coisa, não há muitos jogadores
conhecidos, mas os que estão no game cumprem seu papel
Super
Mario Strikers (2005 - Gamecube)
Agora
imagina você, fã de games de futebol ou da série Mario, o que pensa quando
esses dois "estilos" se juntam e dá em Strikers? Desenvolvido pela
Next Level Games, é um Mario de futebol de fato, mas é mais para a galerinha
dos games casuais. Há poderes normais (semelhante aos da série Mario Kart) e
também tem os especiais chamados de "Super Strike" de cada personagem
que torna o game bem frenético (sim casual e frenético na mesma descrição XD),
além disso, não tem muitas regras a serem seguidas, é pegar e jogar (digo
apertar freneticamente no botão de chute) batendo em todos os inimigos, pois
não há juíz. É aquela coisa que falei bem de leve no post da era 16 bits, você
joga mais pela experiência de ter uma série se aventurando em um tipo de jogo
totalmente diferente
Como
vocês podem perceber, o Playstation 2 domina porque possui melhor qualidade gráfica,
não que os consoles da Nintendo e Sega não poderiam, mas a Sega possuía um
videogame caro e com poucos títulos expressivos, e a Nintendo tem uma política
meio fechada com games desenvolvidos por third party (produzidos por empresas
terceiras, como a Eletronic Arts), além de ser um console "não tão
potente", o que tem uma necessidade de adaptações de games do Playstation
2 para o Gamecube
Mas o
que importa é pegar seu velho console guardado no canto do armário, plugar na
tomada e se divertir, tudo é uma questão de qual game você se identifica
melhor!
Até a
próxima!
Autor: Ricardo Oliveira



Comentários
Postar um comentário