Ganhadores de Prêmio Nobel de Literatura devem ser lidos (Livros Infinita)

Autora: Nikki Merin
Livros Infinita
Escritores que ganharam o Prêmio Nobel de Literatura e devem ser lidos.

Olá, meus amados leitores. Hoje não trago para vocês uma resenha, mas sim um especial Nobel de Literatura. Eu sempre tive vontade de fazê-lo, agora enfim consegui. Eu coloquei alguns escritores que eu acho fundamental todos nós leitores conhecermos e apreciarmos.
A ordem não importa, só numerei por questão de organização. E outra coisa, não coloquei todos que achava bom colocar, porque senão o post ia ficar muito extenso. Escolhi dezesseis apenas.
Bom, o Nobel de Literatura é um prêmio sueco que acontece anualmente. O nome é em homenagem a Alfred Nobel. O prêmio não é dado apenas por causa de um livro do autor, mas sim por sua obra inteira, seus livros mais importantes, sua mentalidade, estilo e filosofia.
Vamos aos principais ganhadores escolhidos por mim.

16° Eugene Gladstone O'Neill – Nobel 1936
Dramaturgo estadunidense. Suas obras mais importantes são: Além do Horizonte, Anna Christie, Longa viagem Noite Adentro, A Juventude Não É Tudo.

“O dever do homem diante a vida é seguir para frente. A vida é para todo homem uma solitária cela, onde as paredes são espelhos”. (Eugene Gladstone O'Neill)


15° Thomas Mann – Nobel 1929
Romancista alemão. Suas obras mais importantes são: A Montanha Mágica, A Morte em Veneza, Doutor Fausto, Os Buddenbrooks.

 “Longa é a viagem rumo a si próprio, inesperada é sua descoberta”. (Thomas Mann)

14° John Steinbeck – Nobel 1962
Escritor estadunidense. Suas obras mais importantes são: A Leste do Éden, As Vinhas da Ira, Ratos e Homens, Boêmios Errantes.

“Pela grossura da camada de pó que cobre a lombada dos livros de uma biblioteca pública pode medir-se a cultura de um povo”. (John Steinbeck)

13° Albert Camus – Nobel 1957
Escritor, romancista, dramaturgo, filosofo e jornalista francês/argelino. Suas obras mais importantes: O Homem Revoltado, A peste, O estrangeiro.
“Não quero ser um gênio. Já tenho problemas suficientes ao tentar ser um homem”. (Albert Camus)

12° Gabriel García Márquez – Nobel 1982
Escritor, jornalista e editor colombiano. Suas obras mais importantes: Cem Anos de Solidão, Crônica de uma morte anunciada, O general em seu labirinto, O Amor nos tempos do cólera, Memória de minhas putas tristes.

“A sabedoria é algo que quando nos bate à porta já não nos serve para nada.” (Gabriel Garcia Márquez)

11° José Saramago – Nobel 1998
Escritor, dramaturgo, jornalista, romancista, poeta e contista português. Suas obras mais importantes: Ensaio Sobre a Cegueira, Terra do Pecado, Caim, A Caverna.

“Nós estamos a assistir ao que eu chamaria a morte do cidadão e, no seu lugar, o que temos e, cada vez mais, é o cliente. Agora já ninguém nos pergunta o que é que pensamos, agora perguntam-nos qual a marca do carro, de fato, da gravata que temos, quanto ganhamos.” (José Saramago)

10° Pablo Neruda – Nobel 1971
Poeta chileno. Suas obras mais importantes: Vinte Poemas de Amor e uma Canção Desesperada, Residência na terra, Canto Geral, Cem Sonetos de Amor.

“Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias”. (Pablo Neruda)

9° Herta Müller – Nobel 2009
Escritora, poetisa alemã/romena. Suas obras mais importantes são: Tudo o Que Eu Tenho Trago Comigo, Hoje Preferia não me ter encontrado, Já então a raposa era o caçador, A terra das ameixas verdes.

“Tudo isto se acumula de uma forma, que, mais cedo ou mais tarde, não dá para suportar mais. E, nessa situação, comecei a escrever, porque não havia outra forma de me exprimir exceto através do ciclo vicioso das palavras.” (Herta Müller)

8° Jean-Paul Sartre – Nobel 1964
Filósofo e escritor francês. Suas obras mais importantes: Orfeu negro, Os Caminhos da Liberdade, A Idade da Razão, As Moscas.
Obs.: Recusou o prêmio alegando que a sua aceitação implicaria perder a sua identidade de filósofo.


“Detesto as vítimas quando elas respeitam os seus carrascos”. (Jean-Paul Sartre)

7° Hermann Hesse – Nobel 1946
Escritor alemão/suíço. Suas obras mais importantes: Siddartha, O Lobo da Estepe, O Jogo das Contas de Vidro, Sobre a Guerra e a Paz.

“O homem culto é apenas mais culto; nem sempre é mais inteligente que o homem simples.” (Hermann Hesse)

6° Boris Pasternak – Nobel 1958
Poeta e romancista russo. Suas obras mais importantes: Doutor Jivago.
Obs.: Recusou o prêmio por pressão do governo soviético.
“O homem nasceu para viver e não para se preparar para viver.” (Boris Pasternak)

5° T. S. Eliot – Nobel 1948
Poeta, dramaturgo inglês/estadunidense. Suas obras mais importantes: A Canção de Amor de J. Alfred Prufrock, Os homens ocos, Quatro Quartetos, A Terra Desolada.

Apenas aqueles que arriscam a ir demasiado longe conseguem descobrir o quão longe se pode ir.” (T. S. Eliot)

4° William Faulkner – Nobel 1949
Escritor estadunidense. Suas obras mais importantes: Paga de Soldado, O Som e a Fúria, Luz em Agosto, Pylon.

“A sabedoria suprema é ter sonhos bastante grandes para não se perderem de vista enquanto os perseguimos”. (William Faulkner)

3° Yasunari Kawabata – Nobel 1968
Escritor japonês. Suas obras mais importantes: A Dançarina de Izu, O País das Neves, Mil Tsurus, O Som da Montanha, Kyoto.

“Se num instante de toda a sua vida pelo menos for capaz de dar felicidade a uma só pessoa, será a sua própria felicidade.” (Yasunari Kawabata)

2° Mo Yan – Nobel 2012
Escritor chinês. Suas obras mais importantes são: Peito Grande e Ancas Largas, Sorgo Vermelho, Rã.

“Um escritor deveria enfrentar a vida com coragem sempre, arriscando a morte e a mutilação para derrubar um imperador”. (Mo Yan)

1° Ernest Hemingway – Nobel 1954
Escritor norte-americano. Suas obras mais importantes são: O Sol Também Se Levanta, Adeus às Armas, Por Quem os Sinos Dobram, O Velho e o Mar, As Neves do Kilimanjaro.

Só porque ele é meu escritor favorito merece duas fotinhos. (risos)

“Todos os bons livros se parecem: são mais reais do que se tivessem acontecido de verdade”. (Ernest Hemingway)

Espero que tenham gostado do especial. Até a próxima amados leitores Infiniteiros!
 Autora: Nikki Merin

Comentários

  1. Muita massa isso que você fez aqui, sempre tive curiosidade de ler os livros que ganharam o premio nobel, e com essa lista que sintetiza os melhores, me sinto presenteado, rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada.

      Eu que agradeço por desfrutar da lista, e aproveite as leituras, pois todos citados acima são ótimos.

      XOXO

      Excluir

Postar um comentário