Trabalhar na madrugada pode resultar em graves problemas cardiovasculares

Autor: Luan de Bortoli  
Pessoas que trabalham à noite 
podem ter mais problemas de coração
Horário de trabalho nunca é justo. Pelo menos, pra quem trabalha, sempre há algum tipo de reclamação quanto ao seu turno ou, simplesmente, horário de trabalho. Há aqueles que reclamam por trabalhar no fim de semana e outros por trabalharem em horários alternativos, como a madrugada.



E essas pessoas que têm horário diferenciados e que trabalham na madrugada podem ser vítimas de graves problemas cardiovasculares. De acordo com estudo publicado na revista British Medical Journal, esses trabalhadores estão mais propensos a infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

Os autores do estudo informaram que já era de conhecimento deles que horário alternativos de trabalho alterariam o ritmo cardíaco. Entretanto, este estudo, que envolveu mais de dois milhões de pessoas, apontou para uma gravidade ainda maior da situação.
O estudo se baseou em dados de outras 34 pesquisas sobre trabalho e eventos cardiovasculares. Segundo os resultados, as pessoas que trabalhavam em turnos apresentaram 24% mais riscos de terem uma doença coronariana; 23% mais chances de sofrerem um ataque cardíaco; e 5% mais chances de terem um AVC do que as outras. Especificamente, a jornada de trabalho noturna foi associada a um risco 40% mais elevado de doença coronariana.

O estudo servirá de base para criação de grupos de riscos e melhor identificação de problemas de coração. Além disso, ajudará também na busca de melhores hábitos para pessoas que fazem horários noturnos. 

Com informações de Veja.com
Autor: Luan de Bortoli  

Comentários