Brasileiros esbanjam demais

Pesquisa indica que os brasileiros não usam a água de forma correta
Autor: Luan de Bortoli  
   
Falamos há algumas semanas sobre a próxima grande guerra mundial e que ela seria desencadeada pelo domínio da água. E a água é o assunto de hoje aqui no blog. É cada vez maior a preocupação com o seu fim, está sempre em pauta nas discussões sobre o futuro e os recursos naturais. Entretanto, mesmo com tanta atenção dada a isto, o brasileiro não tem valorizado o líquido cada vez mais escasso.

O Ibope e o WWF-Brasil realizaram uma pesquisa para entender o comportamento da população do Brasil em relação ao uso da água. Os dados não foram nada agradáveis. A pesquisa apontou que 48% dos entrevistados utilizam a água com pouco controle, sem grande preocupação. Entretanto, 68% sabem que o maior problema do futuro será em decorrência do desperdício da água.

Ainda do total de entrevistados, em relação à camada que mais consome água, apenas 16% acertaram que é a agricultura que mais utiliza o líquido. 81% citou população, residências e indústrias.

A Agência Nacional de Águas (ANA), criada pelo governo federal em 2000, não é conhecida por 87% das pessoas. E os comitês gestores de bacias hidrográficas, por 84%. Apenas 1% aponta o desmatamento como uma das causas da falta de água. Para Glauco Kimura de Freitas, coordenador do Programa Água para a Vida do WWF-Brasil, é preciso ensinar que água não nasce na torneira.

A pesquisa faz parte do “Programa Água para a Vida” e foram entrevistadas 2000 pessoas. A entrevista foi feita em 26 estados do Brasil em novembro do ano passado. A pesquisa ainda revelou que as pessoas não estão mais tão dispostas em pagar pela água.
   
E um último dado apresentado pela pesquisa: o consumo médio diário de água pelo brasileiro é de 185 litros, muito próximo à média da Comunidade Europeia, que é de 200 litros.

Com informações de Oglobo.com.
Autor: Luan de Bortoli   





 

Comentários