A proxima grande guerra: a disputa pela agua
A Disputa pela Água.
O Iraque, há alguns anos, foi alvo da atenção do mundo por conta de uma guerra que acontecia naquela região. O motivo dos conflitos era o petróleo. Os Estados Unidos tinha interesse em deter o controle do petróleo que fica naquela região. O mundo acompanhou muitos combates e mortes por conta disso.
Com o fim, ou o aparente fim, desta guerra, muito se falou que a próxima guerra seria causada pela posse da água. E que o Brasil seria um dos alvos, já que o Aquífero Guarani, a maior reservar subterrânea de água doce do mundo, fica na região brasileira. E isto atrairia a atenção de muitas potências, inclusive dos Estados Unidos.
Essas previsões foram acertadas em parte. A próxima guerra poderá sim ser da água, mas não aqui. A região cobiçada atualmente é a Ásia. Cinco grandes rios daquela região abastecem cerca de 1,3 bilhão de pessoas do Sudeste da Ásia. Mas quem está interessado é a China e outros países próximos.
Eles pretendem construir usinas, barragens e fazer desvios no curso desses rios. No centro do projeto está uma estrutura de 400 quilômetros de extensão que vai desviar a água do Brahmaputra para o Ganges, visando a irrigar terras cultiváveis sedentas a cerca de mil quilômetros ao Sul. Essa foi uma decisão tomada pela Índia, um dos países interessados em “controlar” a água.
No Cânion de Tsangpo, o governo da China pretende levantar duas gigantescas hidrelétricas, cada uma gerando mais do dobro da energia da usina de Três Gargantas, no Yangtsé, atualmente a maior do mundo.
Ou seja, um lado a Índia, de outro a China. Esse rivalidade de interesses deve ser o pontapé inicial para que os conflitos aconteçam. Duas grandes nações disputando, portanto, vão respingar conseqüências nas menores. Bangladesh será diretamente afetada com qualquer uma das ações tomadas. O país precisa do rio que Índia e China pensam em mudar o curso para abastecer sua população. Com o fluxo do rio desviado e reduzido, cerca de 20 milhões de agricultores de Bangladesh podem ver suas plantações, e eles próprios, morrerem de sede.
Mas este é apenas o início de uma grande briga que pode estar nascendo. Se você se interessou, poderá saber mais detalhes sobre a possível nova guerra clicando aqui.
Com informações de Oglobo.com.
Autor: Luan de Bortoli




O nosso país é bastante privilegiado. Temos gigantescas reservas de água quase que em todo o território brasileiro com exceção do semi-árido do Nordeste.
ResponderExcluirO maior aquífero CONHECIDO do mundo, o AQUÍFERO GUARANI que pode conter mais de 40 mil quilômetros cúbicos de água o que é superior a toda a água doce contida nos rios e lagos de todo o planeta.
E podemos sim ser um potencial alvo da 3ª guerra mundial... (Deusémais)
ahh, e voltando para ressaltar que essa foi uma excelente postagem, parabéns.
ResponderExcluir