A internet esta mudando: um adeus ao .com?
Autor: Luan de Bortoli
A internet está mudando: um adeus ao .com?
A internet está mudando: um adeus ao .com?
A internet está mudando. Não é só a velocidade, as possibilidades ou as redes sociais. Os endereços estão mudando. Alguns sites ficarão bem diferentes daqueles que você está acostumado a ver e a digitar.
Os sufixos vão mudar. Você ta acostumado a ver os sites terminando, normalmente, com .com ou .com.br. Algumas vezes, você encontra, ainda, .org e .net. Mas, agora, não será mais obrigado a se terminar um endereço eletrônico desta forma.
Tida como um marco nos 40 anos da internet, essa mudança foi anunciada pelo Internet Corporation for Assigned Names and Numbers, Icann, O instituto controla as atividades relacionadas a domínio de internet. É dela a responsabilidade autorizar a entrada destes novos sufixos. Agora, as empresas correm para poderem registrar suas vontades.
Agora, as companhias, cidades e organizações poderão registrar seus próprios domínios genéricos. São 1930 pedidos de empresas querendo seus próprios nomes ou marcas como sufixo. Google, Amazon, Microsoft, Sony e Apple são algumas das empresas que estão no aguardo do pedido.
A Google foi além, entre os sufixos sugeridos estão .gmail, .mail, .map, .youtube, .you, .tube, .play, .android, .moto, .chrome, .earth, .hangout e outros como .search, .meme, .channel, .fun, .free, .wow, .lol e .love.
A Microsoft tem pedidos como .xbox, .azure, .skype, .skydrive, .live, .hotmail, .bing e disputa com a Google o registro de termos como .docs e .live que dão nome a alguns de seus produtos.
No Brasil, 11 grupos fizeram pedidos de registro de sufixos. Entre eles estão os bancos Bradesco (.bradesco) e Itaú (.itau), a empresa de combustíveis Ipiranga (.ipiranga), a fabricante de cosméticos Natura (.natura), a operadora de telecomunicações Telefonica Brasil (.vivo), o governo do Estado do Rio de Janeiro (.Rio) e também a emissora TV Globo (.globo).
Comentários
Postar um comentário