Educacao superior brasileira destaque internacional

Educação superior brasileira é destaque internacional
Autor: Luan de Bortoli   

Na imprensa brasileira, e aqui no Infinita, a educação é sempre o alvo de muitas críticas, reclamações e pedidos para que o governo brasileiro dê mais atenção a ela. Porém, hoje não vamos criticar. A notícia é de educação e é boa. Presta atenção, porque estudar no ensino superior do Brasil não é tão ruim quanto parece. 

Das 20 melhores universidades da América Latina para se estudar, oito estão no Brasil. É ou não é bom? Mas tem uma notícia ainda melhor. A melhor de todas, em primeiro lugar no ranking, é brasileira também. Se trata da Universidade de São Paulo, a USP.
Entre as 10 melhores, no total são três as brasileiras que aparecem na lista. A Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, aparece na terceira posição e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, em oitavo lugar. Além destas, no top 10 ainda aparecem universidades do Chile, México e Colombia.
Se forem consideradas as 20 mais bem avaliadas, a presença brasileira é bastante expressiva. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está em 13º, seguida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 14º, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em 15º, a Universidade Estadual Paulista (Unesp), em 17º, e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em 18º, instituição particular do país mais bem colocada.

O levantamento foi elaborado de acordo com alguns quesitos. São eles: quantidade de doutores por número de alunos, a participação das universidades em atividades de pesquisa, a presença da instituição na internet e entrevistas com funcionários e acadêmicos. 

Além disso tudo, no Top 100 das universidades, aparecem 31 brasileiras.

Com informações de Oglobo.com

Autor: Luan de Bortoli  

Comentários

  1. Esses rankings são sempre muito relativos. Harvard é a melhor do mundo pelo volume de pesquisas, mas talvez isso não julgue a qualidade de uma universidade, né?

    ResponderExcluir

Postar um comentário