O frio chegou sem medo; com ele vem a gripe: Cuidado!
O frio chegou sem medo; com ele vem a gripe: Cuidado!
O inverno está quase aí. Na teoria, falta pouco mais de um mês. Mas na prática, o frio já chegou. No sul do Brasil, não são raro os dias em que as temperaturas ficam abaixo dos 5 graus. Há ainda as cidades em que o termômetro chegou a marcar temperaturas negativas. Mas onde quero chegar com isso tudo é que nessa época do ano as doenças começam a ganhar mais força. A gripe é um dos principais problemas do inverno.
Porém, para combatê-la, o governo tem medidas de prevenção e em todos os anos, durante alguns dias, há a mobilização da Campanha Nacional de Vacinação. E neste ano ela está prestes a iniciar. A partir do próximo dia 5 até o dia 25 de maio, os brasileiros poderão ir até 65.000 postos de vacinação do Sistema Único de Saúde, o SUS, para se imunizar contra o vírus.
A campanha tem um objetivo em especial: vacinar e proteger alguns grupos especiais. São eles: as crianças (seis meses a dois anos de idade), os idosos, as gestantes, os profissionais da saúde e indígenas. Essas pessoas formam um grupo de 30 milhões de brasileiros. 80% deles deverá ser imunizado, afirma o Ministério da Saúde.
Entre as diferentes gripes a serem combatidas, está a H1N1. Popular e muito conhecida em 2009, quando se disseminou pelo mundo, ela não mais causou grandes estragos.
Em 2011, quando foram incluídos gestantes, crianças e indígenas no público-alvo, houve redução de 64,1% nas mortes por agravamento da gripe H1N1 – foram 53 óbitos, contra 148 no ano anterior. Já o número de casos graves notificados teve redução de 44% - de 9.383 para 5.230. A campanha imunizou 25,134 milhões de pessoas – 84,1% do público total de 29,918 milhões.
Um último recado: neste sábado, dia em que começa a vacinação, os postos ficarão apertos das 8 horas às 17 horas.
Comentários
Postar um comentário