Presente pra mamae tem valor? O imposto, pelo menos, e muito alto

Presente pra mamãe tem valor? O imposto, pelo menos, é muito alto
Autor: Luan de Bortoli 
 


Vai dia, vem dia, sempre tem uma data comemorativa no calendário. Às vezes, é só mais um feriado. Outras vezes, é uma data especial. E uma das próximas comemorações, depois do dia do trabalhador, é o dia das mães, uma das datas mais especiais. Tanto para nós, simples humanos, como para eles, os comerciantes. Afinal, essa é uma das datas que mais se vende.

Claro que nossas mães merecem o melhor presente. Portanto, é hora de pensar naquela lembrança que nossa mãe tanto quer ou precisa. Porém, é claro que essas datas especiais também são uma ótima desculpa para o comércio faturar como nunca. Prazos, produtos e preços baixos atraem muitos compradores.
 


Mas por de trás de tudo isso, em especial daquele lindo presente, há um alto preço que pagamos. Literalmente, pagamos caro. Comprovando o que falamos, o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, IBPT, divulgou pesquisa que mostrou que os presente preferidos pelas mães têm até 78,43% de impostos. Foram avaliados produtos como perfumes, roupas e DVDs.

Os perfumes importados têm 78,43% de impostos. Os nacionais têm até 69,13%. Mas não é só em produtos desta natureza que há impostos. Se você quiser presentear sua mãe com um jantar ou um almoço especial, pelo menos 32,31% do valor é só de tributos.
 


 As flores, que são uma das preferência neste dia, têm 17% de impostos. No caso da roupa, a carga tributária equivale a 34,67% do preço; no caso dos sapatos, a 36,17%; e, da bolsa, 41,52%.
O IBPT disponibiliza uma ferramenta que permite ao brasileiro saber quanto de impostos cada produto que ele estiver interessado em comprar tem. É só clicar aqui, fazer o cadastro, incluir o nome do produto e o preço pago, e o sistema fará o cálculo dos valores e impostos.



 

Mas, de uma forma ou de outra, a gente não vai se livrar tão cedo dos impostos, que são um dos mais altos do mundo. O jeito é conviver com eles. E escolha muito bem o presente para sua mãe. Ela merece o melhor, mesmo com tanto imposto.
 
Com informações do Uol.com.br

Autor: Luan de Bortoli



    
 

 

 

 

Comentários

  1. Como o meu filho é meu dependente, acho que o melhor é ficar no meu cantinho e não esperar por nada mesmo. Não me importo muito com essas datas. Mãe que é mãe, é mãe todos os dias. (Desculpa de quem não irá ganhar nada... :D)

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário Mamãe !! :)
    Mas com certeza um dia seu filho será independente, ganhará o próprio dinheiro e irá comprar um presentão pra você !!
    Além de todo amor e alegria que lhe dá e lhe dará!!
    Abração da Infinita !!

    ResponderExcluir

Postar um comentário