Chegou a Pascoa: reflita, reveja conceitos e coma chocolate!
Chegou a Páscoa: reflita, reveja conceitos e coma chocolate!
Hoje é Sexta-Feira Santa, feriado, e domingo, páscoa. Dia de comer muito chocolate e receber presentes. Mas você sabe o real motivo dessa comemoração? O Infinita de explica agora e de maneira bem simples.
Primeiramente, é importante salientar que a Páscoa é uma das datas comemorativas mais importante dos cristãos: é quando celebramos a ressurreição de Jesus e um momento de renovação em nossas vidas.
Para entender um pouco dessa história, é necessário que comecemos a explicar a sexta-feira, para alguns “Santa“, para outros “da Paixão”. Todos sabem, ou quase todos, que Jesus foi crucificado e morto. Isso ocorreu, portanto, na sexta-feira. Três dias depois, nas contagens cristãs, Jesus ressurgiu. O domingo em questão é a páscoa.
Além disso, antes da sexta-feira Santa tem o período da quaresma. Quaresma significa 40 dias. Foi o período em que Jesus passou no deserto, em penitência, sendo tentado pelo diabo e em jejum. Foi também quando teve um encontro com Deus. É por isso que nesta época as pessoas vivem um tempo de recolhimento. Muitos cristão ainda fazem jejum, evitam festas e não comem carne em todos esses dias. A quaresma termina na quinta-feira que antecede a sexta-feira santa e inicia na quarta-feira de cinzas, 46 dias antes da páscoa.
Agora, vamos aos significados de alguns símbolos e da palavra páscoa.
O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "pessach" ("passagem"), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para "abrir passagem" aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida).
O coelho é um animal que procria muito. Devido sua alta fecundidade, diante da Igreja ele representa a fertilidade e o quão fecunda é a palavra de Deus.
Para obterem uma boa colheita, os agricultores enterravam ovos nas terras de cultivo. Quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, a cultura pagã de festejo da Primavera foi integrada na Semana Santa. Os cristãos passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Cristo.
E toda a equipe da Revista Infinita aproveita o momento para
desejar para todos vocês, nossos queridos leitores infiniteiros,
que, dia após dia, acessam o nosso blog
e que vêm se tornando fieis leitores virtuais.
Muitas renovações na vida de todos vocês e que a Páscoa traga,
além de muito chocolate, muitas alegrias.





Comentários
Postar um comentário