Sorvete: Doce Veneno

Quem quer sorvete? Cuidado, é viciante e isso pode ser grave

O verão deste ano está fazendo aquele calor quase que insuportável. Ar-condicionado, climatizador e ventilador nem sempre resolvem o problema do calor. É preciso mais que isso. Além de uma água bem gelada, a boa do verão é sempre ter aquele sorvetinho por perto. Além de refrescar, é de um sabor incrível. Impossível resistir.


Mas uma pesquisa divulgada nestes últimos dias nos informa de algo não muito agradável. O sorvete pode ter alguma relação com as drogas ilícitas. É que pesquisadores afirmam que o desejo de consumir sorvete se assemelha ao vício pela cocaína.

O estudo aponta que o excesso de ingestão de comidas com alto teor de gordura ou de açúcar provoca alterações cerebrais. Ao ingerir uma quantidade deste tipo de comida, o cérebro sofre alterações que pedem mais e mais “porções” do que foi ingerido.

Ao todo, foram analisados 151 adolescentes com idade entre 14 e 16 anos, alimentados com milkshakes de chocolate da marca Häagen Dazs. Um aparelho de ressonância magnética foi usado para avaliar os efeitos cerebrais quando uma foto do milkshake era mostrada.
 Os dados da ressonância apontaram que os adolescentes que comiam mais sorvete precisavam ingerir mais o doce para sentir a mesma satisfação. O estudo ainda ressalta que o sorvete não vicia a todos, mas que grande parte dos apreciadores da sobremesa gelada se diz viciada e não consegue viver sem.

É um vício aceitável, não? Afinal, quem resiste a ele?
E você? É viciado em sorvete? Comente.

Com informações de OGlobo.com.

Comentários