O Brasil nao conhece o prazer da leitura: cada vez se le menos por aqui

Autor: Luan de Bortoli 


O Brasil não conhece o prazer da leitura: cada vez se lê menos por aqui
 
Quantos livros você já leu em sua vida? Difícil, vamos facilitar. Quantos livros você já leu neste ano? Agora ficou mais fácil. Ou não? Provavelmente, não. O brasileiro não tem hábito de leitura, todos sabem disso e esse costume vem diminuindo cada vez mais. O conhecimento que cada página lida nos passa é incalculável, mas, infelizmente, também é desvalorizado. 
 
E uma pesquisa comprova essa observação. De acordo com a 3ª edição da pesquisa Retratos da Leitura do Brasil, o brasileiro lê, em média, quatro livros por ano. E destes, apenas 2,1 são lidos até o fim. Em 2007, na edição anterior da pesquisa, os brasileiros liam 4,7 livros. A pesquisa foi encomendada pelo Instituto Pró-Livro e foi feita nos meses de junho e julho de 2011.

   
Ainda de acordo com a pesquisa, metade da população leu um livro nos últimos três meses. Isso representa que 88,2 milhões de pessoas são leitoras, classificação dada pelo estudo. Em 2007, a população leitora era de 55%.
 
A pesquisa ainda apontou que as mulheres (53%) leem mais do que os homens (43%). E o livro mais lido do Brasil é a Bíblia. Livros didáticos, romances, religiosos, contos e infantis aparecem na sequência. O ato de ler por hobby também mudou muito de 2007 pra cá. Naquele ano, ler por diversão era a 4ª atividade mais desempenhada, e agora é a 7º. Isso representa que quem lê é por obrigação (escola, faculdade, trabalho).
 
E talvez agora o dado mais alarmante. Pelo menos 75% da população do Brasil nunca frequentou uma biblioteca. Isso mostra a veracidade desse estudo que aponta a queda no ato da leitura.

   
Todas essas informações não chegam a ser surpreendentes. A pouca e fraca cultura do brasileiro é facilmente percebida. A situação da educação brasileira também aponta para essa pesquisa. Falta conscientizar o brasileiro da importância que a leitura tem. Depois que ler um livro, a vontade de conhecimento e a magia das histórias começa a tomar conta. Tudo é questão de vontade e costume.
   
Pra você que lê e pra você que ainda não tem esse costume, vai aí a lista dos mais vendidos (e lidos) nos últimos dias.
 
      
Com informações do Estadão.com e Veja.com.
Autor: Luan de Bortoli 

Comentários