Inclusao social torna-se realidade e mostra luz no fim do tunel

Autor: Luan de Bortoli    
Inclusão social torna-se realidade e mostra luz no fim do túnel

Século XXI. A era contemporânea em que a tecnologia evolui a status antes não imaginados. Mas esse século não está apenas marcado pela tecnologia. Nunca se falou tanto em ajudar, em melhorar. Sustentabilidade é a palavra da moda. E, junto dela, cada vez mais fala-se em inclusão social. Não separar ou ignorar aqueles que, por motivo outro, tenham problema de qualquer natureza. 
 
E incluir essas pessoas a partir da educação é o começo e melhor exemplo de socialização. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep, divulgou dados que temos que comemorar. Em dez anos, o número de alunos especiais em universidades aumentou sete vezes. Saltou de 2.173, em 2000, para 16.328, em 2010. Entre estes alunos, incluem-se qualquer tipo de deficiência. Seja ela visual, auditiva ou intelectual. 
 
No ensino básico, que é a educação infantil, fundamental e média, em 2010, haviam 808 mil estudantes com deficiências matriculados em escolas especial ou regulares (escolas tradicionais).

   
O MEC tem estimulado que crianças e adolescentes com deficiência frequentem o ensino fundamental e médio em uma escola regular e tenham aulas de apoio em escolas especializadas ou em salas multifuncionais. Porém, no Rio, segundo o sindicato de professores e pais de alunos, ainda há professores sem o treinamento adequado para dar aula para pessoas com deficiência em turmas regulares.
 

Apesar do aumento de alunos especiais no ensino, o número é ainda baixo. É fundamental que o Ministério da Educação crie política de incentivo para esses alunos e, mais que isso, ajude na qualificação das instituições para que possam recebê-los. É o início de um avanço na educação do Brasil e na conscientização dos brasileiros.
Vamos ficar de olho nisso. 
Pois quem cobra do Governo somos nós.
 
 
Com informações do G1.com. 

Autor: Luan de Bortoli    

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