Da Internet Discada ate a Internet Movel

Autor: Luan de Bortoli  
Da era da discada para a era da internet móvel: você já faz parte?

   
Se voltarmos a um passado mais ou menos recente, coisa de 2002, a internet começava a se popularizar cada vez mais. Mas era um pouco mais (ou muito) mais lenta do que a conhecida hoje. O barulho da linha discada conectando a internet ainda assola os usuários daquela época que muitos não querem nem lembrar. De lá pra cá, a qualidade e velocidade vem melhorando cada vez mais. Mesmo que não esteja no nível mais aceitável, o avanço é muito notável.
 
E hoje em dia vivemos a época já consolidada da internet. Ela já é uma ferramenta indispensável pro dia a dia de todos, seja para trabalho, seja diversão. Mas a franca evolução dela não para. Para aqueles que acessavam a rede mundial por computadores, hoje têm a disposição outros meios como os celulares. E o uso de internet pelo aparelho já chegou a 41,1 milhões de acessos à banda larga móvel em 2011.
 
Esse número representa o dobro dos acessos em 2010, quando tinha pouco mais de 20 milhões. A pesquisa foi feita pela Huawei em parceria com a Teleco. Ainda projeta-se para este ano um aumento de mais de 30 milhões de acessos. De acordo com o estudo, o número vai saltar para 73 milhões até o fim de 2012.


     
 
Esse crescimento de acessos à internet móvel, no Brasil, é maior do que o crescimento internacional. Aqui, a 100 sem habitantes, 21 acessaram internet pelo celular em 2011. A média mundial era de 17/100.


   
A explicação para o aumento quase assustador de 2010 para 2011 (e agora, em 2012, também) é o aumento da cobertura. Em 2010, a fração de municípios com acesso era 23,1%; em 2011, subiu para 48,5%. Em termos de população, o alcance da banda larga móvel saiu de 72,6% para 84%. 
 
Mas, ainda de acordo com a Teleco, a expansão da internet móvel só não é maior no Brasil por conta dos altos preços. O custo médio de um plano de 500MB para celular no Brasil sai por R$ 56,20, enquanto que no México, o preço do mesmo plano é de R$ 26,82.

   
Por fim, uma observação: segundo a Anatel, o País fechou fevereiro com 247,6 milhões de linhas de telefones celulares ativas (2,4 milhões a mais no mês). Agora, em média, são 126,4 habilitações para cada 100 habitantes.
 
Você faz parte desta estatística? Costuma acessar redes sociais pelos celulares? Comente. 

   
Com informações do Estadão.com. 

Autor: Luan de Bortoli  

Comentários