Brasil, um pais de todos? Eis a pergunta...

Autor: Luan de Bortoli
Brasil, um país de todos? Eis a pergunta...
     
Historicamente, o Brasil é um dos países maior desigualdade social no mundo. As explicações para esta constatação remonta aos anos 30. Mas também é fato que nos últimos anos, este cenário vem mudando, mesmo que de forma bem tímida.
 
Dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas, FGV, apontam para uma queda na desigualdade pelo 12º ano consecutivo. Os dados ainda são modestos mas já dão uma esperança para reverter cada vez mais esta situação.
 

       O índice GINI, que mede a diferença, apontou que a desigualdade social brasileira chegou a 0,5190 em 2012. A escala vai de zero a um. Quanto mais próximo a um, mais desigual é o país. Portanto, o Brasil se encontra um pouco acima dos 50%. Em 2010, esse número era de 0,5377. E em 2001, por exemplo, o GINI apontava para 0,5957
 
Mesmo estando no menor nível de desigualdade da história, o Brasil ainda está entre os 12 países com mais diferenças sociais no mundo. E isso também se deve ao fato de que o Brasil não foi afetado pela crise europeia. 
 
De forma resumida, desigualdade social é a forma errada com que está sendo feita a distribuição de dinheiro. Ou seja, muito dinheiro nas mãos de poucos e pouco dinheiro nas mãos de muitos. 
 
Com informações de Oglobo.com.

Autor: Luan de Bortoli



Comentários