Um concorrente para o álcool e para o cigarro

Autor: Luan de Bortoli



Os problemas de saúde causados pelo álcool e pelo cigarro são de conhecimento de todos. Evitá-los é mais que uma recomendação, é um dever. Mas um outro produto, aparentemente inofensivo, tem o mesmo poder que esses dois acima citados.


Se trata do açúcar. É isso aí. De acordo com uma pesquisa publicada na revista científica Nature, a ingestão exagerada de substâncias presentes no açúcar estão ligadas a doenças crônicas não-contagiosas, como diabetes, câncer e problemas cardíacos. Essas substâncias são a frutose e sacarose.



De acordo com a Organização das Nações Unidas, a ONU, as doenças não-contagiosas já ultrapassam as doenças contagiosas e isso representa um grande problema. Ainda segundo a ONU, doenças dessa natureza já matam 35 milhões de pessoas no mundo. 


O problema em comparação com o álcool e com o cigarro está na questão de que ambos são regulados pelo governo. Já o açúcar, como parte da alimentação, não tem como ser controlado.
A partir de agora, as atenções dos países se voltam para um possível controle nos alimento acrescidos de açúcar. Estuda-se, ainda, a possibilidade de aumentar os impostos de produtos com açúcar.


E agora?  


Autor: Luan de Bortoli

Comentários