Eu quero um Robo

Autor: Léo Almeida
Robôs, quem não queria um ?


                                                                              
                                                                              

O termo robô (Robot) vem do checo que significa trabalho. Robôs, nada mais são que invenções projetadas a partir do século XX, porém, sua idealização aconteceu bem antes.  
Há relatos de projeções encontradas no Egito em formato de cachorro mecânico, datadas a mais de 2 mil anos A.C.. Hoje em dia usamos a robótica em diferentes funções no cotidiano, na produção de bens próprios, entretenimento, educação etc. 


Primeiro robô

Em 1924, surgiu o primeiro robô mecânico da história
Roy J. Wensley, desenvolveu uma unidade robótica de controle supervisionada. O dispositivo poderia  utilizar o sistema de telefonia para ligar e desligar ou regular remotamente qualquer coisa que estivesse conectado a ele. Passaram-se 3 anos e ele criou o Televox, robô com aspecto humano que conseguia executar movimentos básicos,
de acordo com os comandos de seu operador. 

Os robôs ganharam ainda mais popularidade com o '‘nascimento’' de Willie Vocalite, em 1930. Willie tinha o formato daqueles robôs que vemos nos filmes de ficção antigos. Tinha 2 metros de altura e era feito de aço e da mesma forma que o Televox podia ligar, desligar e regular dispositivos conectados a ele. A grande diferença estava no fato de fazer tudo isto sob comandos de voz – fumava, sentava, ficava de pé, movia os braços e conversava com as pessoas reproduzindo frases gravadas em discos de 78 rotações. Foi a grande sensação da Exposição Mundial de Chicago em 1933.


Evolução da Robótica 


        Os primeiros robôs produzidos da história serviram praticamente para nos auxiliar no dia-a-dia em conjunto. Basicamente, seguem esse conceito até os dias de hoje. A robótica sempre foi muito focada em aspectos particulares, como montadoras de carros, aviões, indústrias etc. Mas esse patamar está prestes a mudar. Fala-se muito atualmente de Humanoides. Humanoides, são particularmente seres que possuem formas humanas, seja para designar robôs, extraterrestres e figuras mitológicas. Tal termo, termo está muito ligado a produção futurista de robôs. 
Novos projetos, e investimentos estão diretamente ligados a humanoides que possam imitar de forma totalmente semelhante o comportamento humano. Estima-se que até o ano 2050 cada pessoa terá o seu próprio robô para auxiliar nas atividade diárias.  
Os primeiros protótipos não são nenhum pouco parecidos com os de atualmente, na época, como dito anteriormente a robótica servia praticamente no anbito  da criação de eletros e fabricação de aviões, carros etc. Já hoje, é investido na área do entretenimento e desenvolvimento financeiro, tanto é que o preço para se ter um, não é cabível ao bolso de muitos, que como nós, adoraríamos ter um em casa para fazer aquelas chatas obrigações do dia-a-dia.   

Autor: Léo Almeida

Comentários

  1. Excelente texto Léo =)
    Será que até 2050 eu terei um androide/robô para me ajudar?

    ResponderExcluir

Postar um comentário