Drogas matam, sim

Autor: Luan de Bortoli

São muitas as campanhas que alertam para os perigos do álcool e de outros tipos de drogas - legais ou ilegais. Na televisão, vemos mobilizações contra a utilização delas. As novelas vêm retratando o assunto cada vez mais. Jornais fazem reportagens mostrando os problemas que as drogas causam. 

Mas o consumo delas - ilegais ou não - ainda é grande. E matam muito. No período de 2006 a 2010, 40.692 pessoas morreram por ingestão de drogas. São, por ano, 8 mil mortes. Os dados foram levantados de acordo com óbitos registrados no Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde.

O levantamento ainda apontou que o maior causador de mortes no Brasil é o álcool, uma das drogas legalizadas no país. Foram 34.573 pessoas mortas em conseqüência dessa bebida nesse período de tempo. Representou 84,9%. Depois, apareceu o fumo, com 4.625 (11,3%). A cocaína matou 354.
  
As mortes causadas de drogas no ano de 2011 só serão conhecidas no fim desse ano. Mas vale o alerta: vamos contribuir com essas campanhas, incentivar o não consumo de drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas. 

Autor: Luan de Bortoli

Comentários

Postar um comentário