Intolerancia a Lactose

Autor: Luan de Bortoli   
Você gosta de leite? Seja iogurte, queijo, manteiga ou até creme de leite? Pois é, se você é um desses adeptos ao leite, preste atenção na nossa matéria de hoje. Sim, porque ele é rico em cálcio, muito importante na nossa alimentação. Entretanto, ele pode causar problemas.

Não se surpreenda. Pelo menos 70% de brasileiros adultos pode ter algum tipo de intolerância ao leite. A conhecida Intolerância à Lactose ataca rapidamente suas vítimas. Os principais sintomas são náusea, gases, inchaço, diarreia, e assadura na região anal. Ou seja, ingeriu produtos feitos a base de leite e apresentou algum desses problemas citados, é recomendado a procura a um médio.
       
A doença é consequência da falta de uma enzima importante que quebra a lactose (o açúcar do leite). Algumas pessoas nascem sem essa enzima e aí surge a intolerância. Portanto, a partir daí, qualquer alimento que for constituído de leite poderá causar danos ao indivíduo, podendo agravar de acordo com a quantidade consumida. 
 
Há duas formas de diagnosticar o problemas. Um exame pago ou indo até o SUS, Sistema Único de Saúde. 

Nesta, o paciente recebe uma dose de lactose em jejum e, depois de algumas horas, são colhidas amostras de sangue que indicam os níveis de glicose. Se não houver alteração, a pessoa é intolerante à lactose.
 
Não há um tratamento que fará produzir aquela enzima que já citamos. Mas há alguns produtos que podem substituir os alimentos tradicionais:
 
- Leite com baixa lactose
- Leite de soja
- Leite de arroz
- Queijos brie, camembert, roquefort, cheddar, parmesão, prato e emmental (são mais gordurosos e calóricos que os brancos).

        
Com informações do G1.com. 
Autor: Luan de Bortoli   

Comentários